Brasil Eco Fashion Week

Olá, no post de hoje vou contar um pouquinho de como foi a minha visita à 1a Semana de Moda Sustentável do Brasil. Se você quiser saber mais, continue aqui comigo😃.

Look 1o dia/Detalhes.

O evento aconteceu entre os dias 21 e 24 de novembro na Unibes Cultural em São Paulo, com entrada franca (eu só fui dois dias, mostrei tudo no meu stories me segue lá no Insta: ps.martucci). Com a proposta de mostrar mais desse lado sustentável e consciente da moda, com um mercado engajado em valores humanos e preservação ambiental. 
Várias palestras foram oferecidas durante o evento, algumas com dados importantes para nos fazer tomar consciência de que o consumismo desenfreado, pode prejudicar muitas pessoas e o planeta terra. Pode parecer 'balela', conversa de gente vegetariana, hippie, mas não é, é sério e é um problema real. Ok, moda sustentável ainda é cara? É. Comida vegetariana é cara? As vezes. Mas pare para refletir, de todas as pessoas que você conhece (que devem ser muitas) pelo menos uma já aderiu à esta prática, já pensou ou, está pensando em deixar de comer e/ou usar produtos de origem animal, por exemplo. E sim, uma coisa está ligada à outra pois, sustentabilidade é um conjunto de conceitos, atitudes a serem seguidos, que vão desde de reciclar o seu lixo até a roupa que você usa. É difícil, eu sei, para mim também, ainda não entendo muito sobre mas, de um em um mudamos o mundo e para melhor, sempre. Não estou aqui para dar lição de moral em ninguém (quem sou eu) nem causar polêmica, mas dê uma olhada nesse quadro:

Palestra Fashion Revolution Brasil.
 #quemfezminhasroupas

Pesado né, mas podemos começar a ajudar de um jeito simples, trocando nossas roupas com as amigas, nos brechós da vida, ou até reinventando peças antigas, que tal? Eu topo, rs. 
E o evento seguiu com bastante informação útil, oficinas e,  showroom de marcas brasileiras e importadas super legais que, de alguma forma tem a sustentabilidade em sua identidade. Marcas que vão desde roupa de bebê até maquiagem. Se quiserem conhecer, vou deixar o Insta ou site de algumas delas: 
@ecomaterioteca - tecidos e malhas produzidos com produtos recicláveis como garrafa PET e retalhos. Isento de corantes, produtos químicos e sem o uso de água. Eu ganhei uma Ecobag deles super fofa, colorida e sustentável.
www.uh-me.com.br - produtos de higiene pessoal livre de exploração e teste em animais, natural, com alta durabilidade e eficiência #mara.
www.timirim.com.br - roupas para bebê de algodão orgânico que possui 0% de pesticidas na plantação, com tingimento natural e muito mais. 
@manuibrasil - tingimento vegetal, fibras naturais. Eu me apaixonei pelas peças dela. 
@oculossagui - o Felipe, proprietário da marca, não estava no showroom, mas deveria. Ele fabrica óculos de sol com armações feitas de cartão de crédito inutilizável, embalagem de pasta de dente e mais um monte de coisas, muuito legal, peças lindas e com um preço acessível, vale a pena conferir.
@faceitnatural - batons totalmente veganos e naturais sem crueldadade animal. 
@insectashoes - calçados veganos, ecológicos, unissex e feitos no Brasil.
Os looks que montei para o evento, muito provavelmente não eram sustentáveis, mas montei com carinho para postar fotos e servir de inspiração, e como eu disse, podemos começar com um simples gesto de troca e criatividade, não é mesmo? 
O segundo dia começou com uma palestra bem legal da Maria Brasil da Cazulo - Negócios com Propósito - falando sobre marcas com propósito, razão, com bons dados sobre o tema. E ainda, um segundo momento prático, muito interessante, aonde respondíamos um mapa com várias perguntas sobre a nossa marca. 

Palestra Maria Brasil.

Mapa de questões.

 Detalhes/Look 2o dia.

E claro desfiles, que não poderiam faltar. Algumas das marcas que estavam no showroom ou que palestraram desfilaram suas peças com o conceito do evento e de si mesmas, de uma forma clara e profissionalmente consciente. 

Infelizmente eu não me lembro de qual marca é este desfile,
então não vou me arriscar dizer e errar. Mas na @befw_brasil_eco_fashion_week 
(Insta) tem muita informação sobre os desfiles. 

Achei tão legal esse banco dos desfiles,
feito de papelão, super resistente e
combinando com a proposta do evento,
tanto na ideia quanto no design.

E é isso people, espero que tenham curtido esse evento junto comigo, se ficou alguma dúvida que eu possa responder, deixe seu comentário. Um beijo e até mais.

Comentários

Postagens mais visitadas